Resolução nº 209, de 28 de setembro de 1993
Dada por Resolução nº 253, de 19 de setembro de 1995
ANEXO I
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
CRITÉRIOS............................................................................................................................PONTOS
................................................NIVÉIS.......................................................01..........02..........03........04
ASSIDUIDADE.........................................................................................03..........05.........10.........15
PONTUALIDADE.....................................................................................03..........05.........10.........15
COOPERAÇÃO.........................................................................................05.........10..........15.........20
QUALIDADE DO TRABALHO...............................................................05.........10..........15.........25
INICIATIVA..............................................................................................05.........10..........15.........25
ZELO..........................................................................................................05.........10..........15.........20
EFICIÊNCIA.............................................................................................05..........10..........15.........25
APRIMORAMENTO PROFISSIONAL...................................................05..........10..........15.........25
RESPONSABILIDADE............................................................................05..........10..........15.........25
PRODUTIVIDADE..................................................................................05..........10..........15.........25
Pontuação Máxima: 220 pontos.
ANEXO II
MANUAL DE ACOMPANHAMENTO DO DESEMPENHO
DEPARTAMENTO:
DIRETOR:
DIVISÃO:
CHEFIA:
SERVIDOR:
MATRÍCULA:
PERÍODO DE ACOMPANHAMENTO: DE............................A...............................A.....................
...................................................................(mês)............................(mês).....................(ano)
INSTRUÇÕES:
1 - Defina as atribuições do servidor em entrevista.
2 - Desenvolva o hábito de observar constantemente o servidor.
3 - Preencha o relatório parcial.
4 - Analise o desempenho do servidor dentro de cada critério separadamente.
5 - Baseando-se nos relatórios parciais de seus servidores, forneça orientações ou realize as modificações de atribuições que julgar necessárias à melhor condução das tarefas.
6 - Esboce a distribuição dos pontos relativos ao grau de desempenho de cada critério observado, baseando-se nas informações contidas nos relatórios parciais. Identifique os pontos em que o servidor pode desenvolver-se, planejando estratégias para alcançar esse desenvolvimento.
ANEXO II
ASSIDUIDADE
01- Falta com muita freqüência, sem motivo aparente ou fundamentado.
02 - Solicita licença em demasia, prejudicando o trabalho.
03 - Apresenta boa freqüência. Geralmente justifica com antecedência eventuais faltas por motivos inadiáveis.
04 - Extremamente assíduo. Só falta em casos extremos.
PONTUALIDADE
01- Ausenta-se constantemente do setor. Não é possível contar com ele para a realização das tarefas.
02 - Atrasa-se com certa freqüência, muitas vezes prejudicando o bom andamento das rotinas do trabalho.
03 - Apresenta boa pontualidade. Geralmente é encontrado no momento necessário ao andamento das rotinas de trabalho.
04 - Rigorosamente pontual. Está sempre presente no setor quando necessário para a execução das tarefas.
COOPERAÇÃO
01- Sem nenhuma disposição para o trabalho de equipe. Não participa dos esforços conjuntos.
02 - Colabora com a equipe somente quando solicitado.
03 - Colabora frequentemente com a equipe, acompanha e participa dos trabalhos em grupo.
04 - Plena disposição para colaborar. Promove coesão da equipe e atende prontamente as solicitações do grupo.
QUALIDADE DO TRABALHO
01 - O trabalho não oferece condições satisfatórias de apresentação e possui erros em demasia.
02 - O trabalho apresenta qualidade razoável, com alguma incidência de erros.
03 - O trabalho apresenta bom nível de organização e correção.
04 - O trabalho apresenta excelente qualidade e elevado nível de organização e correção.
INICIATIVA
01 - Não tem iniciativa, procurando evitar situações novas. Atém-se às rotinas atribuídas.
02 - Confronta novos problemas com prontidão. Necessita supervisão eventual nos trabalhos mais complexos.
03 - Diante de novas situações necessita supervisão. Requer orientação para empreender novas tarefas.
04 - Oferece soluções para novos problemas, sem necessidade de supervisão.
ZELO
01 - Negligente e transgressor das normas de conservação. Extremamente desorganizado no ambiente de trabalho.
02 - Não se preocupa em manter a organização do setor nem está atento à conservação de material e patrimônio.
03 - Mantém o ambiente de trabalho organizado e colabora para a conservação do material e patrimônio do setor.
04 - Extremamente zeloso com a manutenção da organização, além de sugerir e promover medidas de conservação geral.
EFICIÊNCIA
01 - Produção deficiente, raramente cumpre os prazos estabelecidos.
02 - Produção ocasionalmente fora dos prazos estabelecidos.
03 - Desempenho adequado em relação ao montante de trabalho atribuído.
04 - Ritmo acelerado de produção, com antecipação dos prazos.
APRIMORAMENTO PROFISSIONAL
01 - Acomodado em sua situação funcional. Não busca novos conhecimentos nem promove o aprimoramento de habilidades.
02 - Não demonstra real interesse em aprimorar-se. Se designado, participa de recursos de treinamento.
03 - Demonstra interesse na participação de cursos e no aprimoramento das técnicas de trabalho.
04 - Participante efusivo de cursos de aperfeiçoamento profissional e incentivador de novos métodos de trabalho.
RESPONSABILIDADE
01 - Não observa os deveres funcionais. Tem dificuldade em assimilar ordens superiores. Contesta ordens recebidas.
02 - Não se preocupa em atender as ordens superiores, além de incorrer em faltas funcionais.
03 - Possui capacidade de assimilação e disciplina. Tem consciência dos deveres funcionais.
04 - Está pronto a executar as ordens dos superiores hierárquicos. Observa rigorosamente os deveres funcionais.
PRODUTIVIDADE
01 - Produção deficiente e de má qualidade. Utiliza o tempo útil com passatempo e leituras pessoais.
02 - Apresenta trabalhos com certa regularidade, mas de qualidade inferior. Aproveita o tempo útil em bate-papos.
03 - A produção apresenta boa qualidade e atende as necessidades do órgão. Ocupa o tempo útil em tarefas do setor.
04 - Produz em ritmo acelerado e com excelente qualidade. Aproveita o tempo útil na organização do setor e no auxílio aos colegas.
ANEXO III
RELATÓRIOS PARCIAIS
RELATÓRIO PARCIAL - PERÍODO DE ............/............/......... A .........../............../...........
ASSIDUIDADE:.............................................................................................................................................................................................................................
PONTUALIDADE:.........................................................................................................................................................................................................................
COOPERAÇÃO:.............................................................................................................................................................................................................................
QUALIDADE DO TRABALHO:....................................................................................................................................................................................................
INICIATIVA:....................................................................................................................................................................................................................................
ZELO:...............................................................................................................................................................................................................................................
EFICIÊNCIA:...................................................................................................................................................................................................................................
APRIMORAMENTO PROFISSIONAL:.........................................................................................................................................................................................
RESPONSABILIDADE:...................................................................................................................................................................................................................
PRODUTIVIDADE:..........................................................................................................................................................................................................................
ANEXO IV
FORMULÁRIO DE OCORRÊNCIAS
INSTRUÇÕES:
1 - Desenvolva o hábito de acompanhar o desempenho do servidor.
2 - Registre as ocorrências que demonstram potencialidades ou deficiências no desempenho, com suas respectivas datas.
3 - Observe em que critério a ocorrência está incidindo.
4 - As orientações deverão ser prestadas sempre que for necessário, independentemente de observação de ocorrências. Sugere-se, porém, que as ocorrências que demonstrem deficiências de desempenho sejam seguidas de orientação. Tanto as orientações quanto seus resultados deverão ser anotados no espaço observações.
PERÍODO:.............../............../........ A ........../........../........
SERVIDOR..MATRÍCULA..OCORRÊNCIAS..CRITÉRIO ENVOLVIDOS........OBSERVAÇÕES
ANEXO V
ENTREVISTA
INSTRUÇÕES:
1 - Antes de iniciar a entrevista de avaliação, observe os relatórios parciais e os formulários de ocorrência.
2 - Transcrever, para a coluna Tabela de Pontuação, o número correspondente ao nível do desempenho avaliado. A soma dos valores corresponderá ao total avaliado.
3 - Siga rigorosamente os critérios constantes dos Anexos I e II.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
1 - As atribuições do entrevistado estão claramente definidas?
2 - Ele está bem adaptado às suas atribuições? E ao setor?
Caso não esteja, quais as causas?
3 - O servidor necessita de treinamento? Em quê?
4 - Sugestões para sanar fatores negativos apontados na avaliação:
5 - O servidor está sendo bem aproveitado em suas potencialidades?
Caso não esteja, o que sugere para que ele desenvolva todo o seu potencial?
QUADRO DE PONTUAÇÃO DE ASSIDUIDADE:
Pontos por Falta...........N.º de Faltas.............Pontuação
....................../ ..................../ ..................../
ANEXO V
TABELA DE PONTUAÇÃO
CRITÉRIO .............................................................................................................................PONTOS
ASSIDUIDADE.....................................................................................................................................
PONTUALIDADE.................................................................................................................................
COOPERAÇÃO....................................................................................................................................
QUALIDADE DO TRABALHO..........................................................................................................
INICIATIVA..........................................................................................................................................
ZELO......................................................................................................................................................
EFICIÊNCIA..........................................................................................................................................
APROMORAMENTO PROFISSIONAL..............................................................................................
RESPONSABILIDADE.........................................................................................................................
PRODUTIVIDADE...............................................................................................................................
TOTAL DE PONTOS............................................................................................................................
ASSINATURAS:
AVALIADOR
AVALIADO
DIRETOR